Servidores municipais participantes da CuritibaPrev (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba) podem investir parte do décimo terceiro salário em sua poupança previdenciária e abater o valor guardado no imposto de renda. A segunda parcela do décimo terceiro foi paga aos servidores de maneira antecipada, na segunda-feira (22/11).
A contribuição facultativa, além de ser um investimento para o futuro, também é uma forma de pagar menos no imposto. O abatimento está previsto em lei e, segundo a Receita Federal, o valor recuperado pode ser de até 12% do valor da renda bruta anual, daquilo que o participante tiver que pagar ao fazer a próxima declaração do imposto de renda.
Os participantes da CuritibaPrev podem fazer aportes voluntários conforme as regras de cada plano. As regras podem ser consultadas no site da fundação.
Os servidores que quiserem fazer o investimento devem entrar em contato com a CuritibaPrev até 15 de dezembro pelo e-mail curitibaprev@curitibaprev.com.br e informar o valor da contribuição.
Em 2022, para fazer a declaração do imposto de renda, o valor guardado pelo participante a título de aporte voluntário em 2021 irá constar no informe de rendimentos da CuritibaPrev.