Quem somos

A Previdência Complementar dos Servidores de Curitiba

Somos a Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba, entidade sem fins lucrativos, cuja missão é fazer a gestão da Previdência Complementar dos servidores de Curitiba e dos servidores de estados e municípios que com ela venham a celebrar convênios de adesão.

O Município de Curitiba foi pioneiro na oferta de previdência complementar aos seus servidores. Foi também o primeiro município do Brasil a criar seu próprio fundo de pensão – e até agora o único.

A CuritibaPrev conta com robusta estrutura, considerando o nível de expertise da equipe que a compõe, bem como o eficiente time de fornecedores de serviços tais como sistemas previdenciários, consultoria de investimentos e cobertura de benefícios de risco.

A CuritibaPrev tem como principais diferenciais em relação a outras entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs) de servidores públicos:

  • é especializada em servidores públicos municipais, que têm características de remuneração e carreira significativamente diferentes dos servidores dos demais entes federados;
  • não cobra taxas de carregamento, apenas taxa de administração; e
  • é a única EFPC de funcionários públicos que pratica justiça social ao oferecer proteção previdenciária complementar para servidores que percebem remuneração abaixo do teto do RGPS.

Nossa História

A CuritibaPrev foi criada para, ao mesmo tempo, dar sustentabilidade ao sistema previdenciário do Município de Curitiba e oferecer aos seus servidores a perspectiva de benefícios previdenciários dignos.

No início de 2017 o sistema previdenciário do município mostrava sinais de insustentabilidade, em face de um déficit atuarial alarmante, que não encontrava arrimo no orçamento público. Havia risco concreto de, em curto prazo, seu Regime Próprio de Previdência Social (IPMC) não conseguir manter em dia o pagamento dos benefícios previdenciários dos servidores.

Diante de tal realidade foi implantado no município o sistema híbrido de previdência, no qual os servidores continuam a receber proteção do IPMC até o teto do Regime Geral de Previdência Social (financiado por repartição) e, a partir desse teto, vigora o regime de previdência complementar (financiado por capitalização).

Um grupo de especialistas, liderado por José Luiz Costa Taborda Rauen, então Presidente do IPMC, redigiu um projeto de lei que foi enviado à Câmara Municipal, que o aprovou. A Lei Municipal nº 15.072 foi sancionada e publicada no dia 26 de setembro de 2017.

A Lei nº 15.152, de 20 de dezembro de 2017, alterou a Lei nº 9.626/99, que passou a dispor, em seu art. 3º, que o Regime de Previdência Complementar integra o Sistema de Seguridade Social dos Servidores do Município de Curitiba.

Estava criada a CuritibaPrev, destinada a ser grande e a servir, com excelência, os servidores de Curitiba e de estados e municípios que com ela venham a celebrar convênios de adesão.

Segurança

A Previdência Complementar permite que você acompanhe mensalmente como está a evolução do seu dinheiro, para que você não tenha surpresas no futuro.

A sua disciplina e esforço proporcionarão maior segurança e qualidade de vida no momento de sua aposentadoria.

Patrocínio da entidade

Com a Previdência Complementar você pode, dependendo do seu Plano, receber até 100% de contrapartida do seu patrocinador.

A cada R$ 1,00 (um real) investido, o patrocinador* investe mais R$ 1,00 (um real) em seu saldo de conta individualizado e patrimonializado.

*Limitado as regras regulamentares de cada plano de benefícios.

Rentabilidade

A CuritibaPrev conta com equipe especializada para selecionar as melhores opções de investimento e fazer o seu dinheiro valer cada vez mais, deixando você mais perto dos seus sonhos.

Envie-nos uma mensagem no WhatsApp