Cerca de 50 servidores participaram, nesta quinta-feira (15/7), de uma reunião dedicada a temas de previdência dos servidores municipais. O encontro sobre educação previdenciária abordou assuntos do regime próprio de previdência e da previdência complementar.
Realizada no auditório da Regional Boa Vista, a iniciativa de educação previdenciária foi direcionada aos servidores da regional e envolve o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) e a CuritibaPrev – Aprev do Servidor, a Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba.
O chefe do núcleo da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), José Severiano Machado Neto, fez questão de convidar alguns dos servidores da pasta.
“Acho que muitos têm dúvidas, desconhecimento sobre as regras de aposentadoria e da regra que melhor se encaixa a cada um. Esse tipo de reunião é muito importante para o servidor. É um tema que nos preocupa bastante porque atinge a todos nós”, disse ele, que estava acompanhado do técnico de manutenção Jogsmar Wolkining e do polivalente Admilson Gomes da Silva, conhecido na Smelj como BA.
LEIA MAIS:
Na próxima reunião com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Cachoeira, a educadora social Liliane Matoso Soczek, que participou da reunião na Regional, vai compartilhar o que ouviu.
“Foi muito esclarecedor. Vou repassar à equipe. Por mais que tenhamos algum entendimento sobre o assunto, temos dúvidas e circulam muitas informações inverídicas. É preciso conhecer mais o assunto”, resumiu Liliane.
Regras de aposentadoria
Na reunião, a gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, abordou aspectos relacionados ao regime próprio do Instituto, que é obrigatório a todos os servidores da Prefeitura de Curitiba. Ela enfatizou que quando o servidor se aposenta, o provento de aposentadoria será menor do que o salário de quando o profissional está na ativa e levou alguns exemplos com base nas regras de aposentadoria.
Ela informou que, atualmente, o servidor conta com dois simuladores no Portal do Servidor – um para quem já tinha direito adquirido antes da recente mudança da legislação, e outro que leva em conta as atuais regras de aposentadoria (geral e transitórias). Nos dois casos, o sistema informa a data prevista para a aposentadoria. “Até o fim do ano teremos a possibilidade de o servidor consultar também o valor”, assegurou.
Enquanto isso não é possível, o servidor pode agendar atendimento no IPMC, se quiser fazer a simulação do seu caso específico. Daniélle também destacou as reuniões mensais de educação previdenciária, realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, no formato on-line. Todos os servidores interessados podem participar.
Previdência complementar
Os participantes da reunião também puderam conhecer a previdência complementar da CuritibaPrev, na qual atualmente os servidores que ingressam no quadro têm adesão automática. A diretora de Previdência, Jocelaine Moraes de Souza, apontou algumas diferenças entre o regime próprio e a previdência complementar.
Dentre elas, ela citou o regime de financiamento. “Na previdência complementar, o regime é o da capitalização, o dinheiro acumulado depende de cada um de nós que participamos. O dinheiro está numa conta de investimento, é como uma poupança individualizada”, esclareceu.
“No IPMC a regra é a do caixa coletivo. O percentual de 14% que cada servidor ativo coloca somado aos 27% que a Prefeitura de Curitiba deposita mensalmente resultam no dinheiro disponível para o pagamento das atuais aposentadorias e pensões”, completou.
Jocelaine apresentou as opções que o servidor que ingressou no quadro antes de 26 de setembro de 2017 tem na previdência complementar. No site da CuritibaPrev há outras informações disponíveis. Servidores que queiram conhecer mais, podem solicitar atendimento por telefone (3350-9604 ou 3350-9040), e-mail (curitibaprev@curitibaprev.com.br ) ou whatsapp (41- 98423-9192).
A administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, que integra o Conselho Deliberativo da CuritibaPrev acompanhou a apresentação. Reuniões como esta serão realizadas em outras regionais.