A diretora de Previdência da Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba (CuritibaPrev), Jocelaine Moraes de Souza, se reuniu nesta terça-feira (9/8) com servidores da Regional Portão para conversar sobre aposentadoria. Ela falou sobre educação previdenciária no encontro com participação de equipes da CuritibaPrev – Aprev do Servidor e do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).
“Cada um precisa pensar no seu futuro como servidor aposentado. O valor da aposentadoria será menor do que a remuneração como servidor da ativa. É preciso organizar a vida financeira antes, para ter qualidade de vida nesta etapa da vida”, defende Jocelaine, que é advogada de carreira da Prefeitura e especialista na área previdenciária.
Ela explicou aos servidores que participaram da reunião como funciona a previdência complementar da CuritibaPrev e apresentou o Plan2, destinado aos que ingressaram no quadro antes de 26 de setembro de 2017. Aqueles que se tornaram servidores depois desta data, contam com a previdência patrocinada do Plan1.
Preparo financeiro e psicológico para a aposentadoria
A reunião foi um bate-papo com cerca de 15 gestores da regional, que vão repassar as informações aos demais servidores. Durante a conversa, os participantes pediram para que a equipe do IPMC retorne à Administração Regional para um novo encontro, este sobre as regras de transição.
“Muita gente está perto de se aposentar e ainda não entendeu como vai ficar com a nova regra. Essa primeira reunião foi importante para entendermos a importância de se planejar e como a CuritibaPrev ajuda nisso. Mas ainda é preciso se aprofundar nas regras”, comenta o servidor da Secretaria de Finanças, Oséias Lima Azevedo, que acompanhou atentamente as dicas de Jocelaine.
Marta Garcia da Silva Cerqueira também participou do bate-papo. Ela é servidora da Prefeitura desde 1994, não se preocupou com a aposentadoria com muita antecedência, e conta que hoje se arrepende. Para se aposentar, quer começar a diminuir alguns gastos e quitar os empréstimos consignados que fez.
“Com a queda na minha renda mensal, vou ter que me preparar, e não só financeiramente. O psicológico é muito importante para ter disciplina com os meus gastos e saber lidar com toda essa situação”, explica. Agora, ela pretende estudar os benefícios da CuritibaPrev e se tornar beneficiária da previdência complementar.
Tempo, dinheiro e informação
Os especialistas da área de previdência complementar afirmam que para construir a poupança previdenciária é preciso ter tempo e dinheiro. Ou seja, é preciso ter os anos necessários para acumular o dinheiro para o futuro e, por outro lado, destinar o dinheiro para este fim. Ter o dinheiro na aposentadoria dependerá do esforço que cada um fez antes de se aposentar.
Na previdência complementar, funciona o regime de capitalização: o dinheiro é investido e ele cresce de forma individualizada, diferentemente do regime próprio.
“No IPMC, todos contribuem e é como se nós guardássemos tudo num grande saco de dinheiro. Os benefícios dos servidores aposentados são pagos com esse dinheiro que os ativos contribuem todo mês”, afirma a gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, que apresentou informações importantes sobre as novas regras de aposentadoria.
Ela tem conduzido as reuniões mensais de educação previdenciária dedicadas aos servidores da ativa, no formato on-line, e os convidou para que participem, conheçam as regras e entendam como funciona o regime próprio de previdência.
“Embora hoje em dia tenhamos mais gente falando de previdência, nem todos entendem. É preciso conhecer para tomar as decisões mais corretas para a realidade de cada um”, ensina Daniélle. Na reunião, ela mostrou alguns exemplos com base nas regras de aposentadoria e incentivou os servidores a consultarem o site do IPMC, onde há informações importantes.
Daniélle falou ainda dos simuladores do Portal do Servidor que informam a data prevista para a aposentadoria. Um deles é para quem já tinha direito adquirido antes da recente mudança da legislação. Outro leva em conta as atuais regras de aposentadoria (geral e transitórias).
O servidor também pode agendar atendimento no IPMC, se quiser fazer a simulação do seu caso específico.
Os que quiserem conhecer mais sobre a previdência complementar encontram outras informações no site da CuritibaPrev. Também é possível solicitar atendimento por telefone (3350-9604 ou 3350-9040), e-mail (curitibaprev@curitibaprev.com.br) ou whatsapp (41- 98423-9192).
As reuniões regionalizadas têm ajudado muitos servidores que querem conhecer mais sobre previdência. Depois da reunião na Regional Tatuquara, na última quarta-feira (3/8), a pedido das equipes da regional, a CuritibaPrev fará um plantão no próximo dia 16, para esclarecer individualmente as dúvidas dos interessados.