Previdência complementar Especialistas da CuritibaPrev apresentam tema a médicos e dentistas

O programa de educação previdenciária da Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba (CuritibaPrev – Aprev do Servidor) realizou, na tarde desta sexta-feira (18/6), mais uma reunião para apresentar os planos de previdência complementar da CuritibaPrev disponíveis aos servidores que trabalham na Prefeitura de Curitiba.

Desta vez foram convidados médicos e dentistas que ingressaram antes e depois de 26 de setembro de 2017. A data funciona como uma linha de corte para estabelecer o plano do servidor. O CuritibaPrev Plan 1 é para os que ingressaram na Prefeitura a partir desta data. Já quem trabalhava no Município antes de 26 de setembro de 2017 pode vincular-se ao CuritibaPrev Plan 2. Neste caso, o servidor precisa optar por um dos dois modelos, o Migrante ou Não migrante.

Durante a apresentação, a diretora de Previdência, Jocelaine Moraes de Souza, esclareceu aos servidores que a contribuição mínima dos participantes da CuritibaPrev que ingressam no Plan 2 é de 1%, independentemente da remuneração. Esta é a contribuição normal básica.

Quem ganha mais do que o teto do regime geral (atualmente, R$ 6.433,57) e opta pelo plano Migrante tem ainda a opção de fazer a contribuição normal suplementar, que pode ser escolhida pelo participante entre 3,75% até 7,5% sobre o valor que passar do teto.

A vantagem neste caso é que a Prefeitura de Curitiba, que é patrocinadora do plano, depositará o mesmo valor que o servidor guardar na sua poupança previdenciária a título de contribuição suplementar.

Quem escolher a opção Migrante, que garantirá a contrapartida da Prefeitura, deverá aceitar receber a título de aposentadoria pelo IPMC o valor do teto do regime geral quando se aposentar.

Zelo com a poupança previdenciária do servidor

O diretor Financeiro, Marcos Aurélio Litz, apresentou informações detalhadas sobre os cuidados que a equipe de especialistas da CuritibaPrev tem que ter ao zelar pelos recursos que cada servidor guarda em seu nome, conforme é exigido pela Previc, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

Diferentemente do regime próprio de previdência que nos caso dos servidores municipais de Curitiba é de responsabilidade do IPMC, na previdência complementar o dinheiro aumenta de acordo com o esforço previdenciário de cada um, pois os recursos ficam no nome da pessoa que participa, o dinheiro é guardado no seu CPF.

Outra particularidade que diferencia a previdência complementar do regime próprio é que o participante indica quem são os beneficiários, que podem ser familiares ou não.

Quer esclarecer alguma dúvida?

site da CuritibaPrev reúne diversas informações e documentos sobre os planos oferecidos e uma série de perguntas com as respectivas respostas, que podem auxiliar os servidores no entendimento da previdência complementar da CuritibaPrev.

Quem tiver dúvidas também pode encaminhar os questionamentos ou agendar um horário para atendimento individual remoto entrando em contato por e-mail curitibaprev@curitibaprev.com.br ou pelo telefone 3350-9604.

As reuniões semanais pela internet são feitas às sextas-feiras, sempre às 14h30. A próxima será dia 25 de junho. Para solicitar o convite, basta entrar em contato com a CuritibaPrev.

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/especialistas-da-curitibaprev-apresentam-tema-a-medicos-e-dentistas/59423

Envie-nos uma mensagem no WhatsApp