Prefeitos da região Centro Sul do Paraná conheceram, nesta sexta-feira (26/2), a previdência complementar que já é oferecida aos servidores da Prefeitura de Curitiba.
Em reunião na sede da Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Paraná (Amcespar), em Irati, o presidente da Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba (CuritibaPrev), José Luiz Costa Taborda Rauen, apresentou as vantagens da adesão à instituição, que está estruturada e preparada atender as prefeituras, que terão que oferecer a previdência complementar aos seus servidores municipais.
Com a Reforma da Previdência, promulgada em 2019 com a Emenda Constitucional 103, todos os municípios brasileiros deverão oferecer a previdência complementar aos seus servidores. O prazo é até novembro, quando a Reforma da Previdência completará dois anos.
A estruturação de entidades fechadas de previdência complementar é um processo complexo para qualquer cidade. Mas em dezembro, a CuritibaPrev foi certificada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), autarquia ligada ao Ministério da Economia, e desde então está autorizada a firmar convênios com as prefeituras interessadas.
Como funciona
Após a adesão de cada município, o processo é rápido e, em poucas semanas, os servidores municipais passam a contar com o plano de previdência complementar.
Participaram da reunião prefeitos e dirigentes dos regimes próprios de previdência dos municípios de Irati, Prudentópolis, Imbituva, Mallet, Rebouças, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Guamiranga e Rio Azul. O encontro foi liderado pelo presidente da Associação, Edemetrio Benato Junior, prefeito de Inácio Martins.
Outros municípios interessados podem entrar em contato com a CuritibaPrev pelos telefones (41)3350-9604 ou (41)3350-9040 ou por e-mail (curitibaprev@curitibaprev.com.br). O site da Fundação traz mais informações.